História pau-Brasil, nossa querida Árvore

 A árvore pau-Brasil é de madeira nobre, o nome cientifico da árvore é Caesalpinia Echinata, ela pode atingir até 30 metros de altura, a árvore dá  flores amarelas, mas a principal característica do pau-brazil é o extrato do interior do tronco, que era muito utilizado para elaborar uma tintura avermelhada. Seu tronco é provido de acúleos, assim como os ramos e os frutos. A casca tem coloroção pardo-acinzentada ou pardo-rosada.

História

Hoje considerada uma espécie em extinção, o pau-brasil foi o principal pivô do inicio da exploração portuguesa no território brasileiro. Na época , os europeus conheciam uma árvore parecida com o pau-brasil, que era denominada como Biancaea sappan, essa árvore também tinha uma resina na madeira que era utilizada para tingir tecidos, e registros apontam que essa árvore era conhecida por nomes como "brezil" e "brazily"  seu corante já era utilizado na Europa medieval, desde os séculos XII E XIII.

Se até 1500 a planta era muito abundante na região da Mata Atlântica Brasileira, com a chegada dos europeus seus exemplares cairam vertiginosamente no primeiro século da colonização.

A madeira do pau-brasil produz uma tinta rubra usada para tingir tecidos e móveis e chamava muita atenção na Europa , onde produto feitos com essa madeira ou coloridos por sua tintura tinha um alto valor.


Nome:

O nome pau-brasil é alvo de debate entre os historiadores. O consenso atualmente é que o termo "brazil" fazia referência à resina encontrada na madeira que possui tom avermelhado.Vimos , ainda  que o termo usado pelos tupis ibirapitanga também se relacionava com essa cor de madeira.

Extinção:

Depois de séculos de exploração predatória, em conjunto com o desmatamento da Mata  Atlântica, o pau-brasil chegou próximo à extinção, no Século 20 ele chegou a ser considerado extinto. 

Essa espécie entrou oficialmente na lista de Árvores ameaçadas de extinção.

Postar um comentário

1 Comentários