Café trazido para nosso amado Brasil

 O café fora trazido ao Brasil em 1727, mas nunca foi produzido em grande escala, sendo cultivado sobretudo para consumo doméstico, sua produção ficava bem atrás da de outros produtos.

A produção de café se desenvolveu rapidamente ao longo do século XIX, de modo que na década de 1850 já era responsável  por quase metade das exportações brasileiras.

 A região centro-sul foi escolhida para o plantio por oferecer as condições climáticas mais apropriadas e por ter solo mais adequado, conforme as necessidades do cafeeiro.

O Brasil é o principal produtor e exportador de café do mundo. Com sua condições climáticas variadas, o País possibilita a plantação de uma grande variedade de espécies.

Plantio:

Os grãos não processados são plantados para germinar em um solo toltamente adaptados para recebê-los. além disso, são regados constantemente e protegidos do sol para que a muda cresça saudável


Colheita:

A colheita é realizada a partir da coloração do da fruta do café, que precisa estar em um tom avermelhado terroso ou amarelada. A colheita pode ser feita através de uma seleção minuciosa de grãos maduros ou quando estão todos no mesmo estágio de amadurecimento.

Fermentação:

Logo após a colheita, os grãos são transportados para tanques cheios de água e assim começa a fermentação.

O processo envolve o clima e a altitude do local, levando em torno de 12 a 48 que a fermentação é finalizada, os grãos são lavados em canais de água.

Secagem:

Os grãos podem ser secados através de três métodos; pelo sol, em mesas ou pisos de secagem e maquinários, durante essa etapa eles são remexidos constantemente até serem ressecados, em seguida são armazenados em sacos de junta e preparados para a venda.

Prova:

Existem profissionais que realizam uma serié de testes com o café para determinar sua acidez, sabor e aroma, no intuito de assegurar a qualidade da mercadoria.

Torra:

Após a aprovação do café pelo profissional responsável , ele será transportado para a torra, que consiste em um processo que o transforma nos grãos que conhecemos hoje em mercados e varejos , assim que a torra é finalizada , o café é resfriado e colocado para venda.

Moagem:

A moagem é realizada para garantir o máximo de sabor para o café, podendo ser realizada em diferentes métodos , desde a mais grossa ou fina, no caso das máquinas de café expresso, a moagem é fina , diferente do coado em casa.

Preparo:

Existem diferentes métodos de preparo, sendo eles: máquina expressa, prensa, cápsulas, aeropress, cafeteira, filtro e entre outros e está pronto para ser servido entre as famílias!




Postar um comentário

6 Comentários